Dicas de Como Ser um Empreendedor Digital

Posted | 0 comments


Pode se dizer que metade da vida das pessoas está na internet, e que muitas procuram por flexibilidade, dinheiro e comodidade. Para consolidar o que estou lhe falando, além de todos estes fatores, as empresas estão terceirizando tudo o que conseguirem, usando e abusando do o outsourcing.

Se você quer seguir com o empreendedorismo digital, esse artigo vai te explicar os seguintes itens:

  • O Que é Empreendedorismo Digital;
  • Por que ser empreendedor digital;
  • Como começar a ser empreendedor digital;
  • Como alavancar seu empreendimento;

Fique até o final, porque apresentarei dicas valiosíssimas para você ter sucesso em sua empreitada.

O Que É Empreendedorismo digital?

Você é um profissional que pode ou não ter um negócio físico, e vai fazer o ato de criar um negócio que funcione por vias digitais, na internet, em espaço virtual, e que a maior parte dos procedimentos sejam feitos por este ambiente.

Os serviços e produtos são oferecidos por esse meio e também engloba tecnologia e inovação como engrenagem.

É como um empreendedorismo off-line, mas você terá uma flexibilidade e comodidade superiores por fatores de deslocamento, preocupação com logística e outras questões. O Lucro é buscado com o mesmo afinco e pode ser até superior, por atingir mais gente. PS. Não atire para todo o lado!

Por que Ser Empreendedor Digital?

Com a ascensão de dispositivos móveis como smartphones e tablets, o acesso à internet é cada vez mais sólido, por mais estranha que essa frase pareça. Segundo dados computados pelo IBGE no início de 2016, 54% do país do Brasil tem acesso a rede. Além disso, o crescimento de tráfego de vídeos será de 80% até 2019.

A negociação é bem mais dinâmica, já que não há horários ou questão de vendedores não disponíveis, as transações são simples e rápidas e não precisa ter encontro presencial, o que facilita a vida do empreendedor e clientes.

Como foi falado anteriormente, a facilidade de seu negócio chegar a mais pessoas é imprescindível, já que as barreiras geográficas são quebradas.

No início seu investimento será menor porque não vai precisar alugar ou comprar um espaço só para isso, não terá manutenção da equipe, espaço, reuniões E etc. A forma de trabalhar é você e um computador, e se tiver, um trabalho manual.

Como colocar A Mão Na Massa?

Não é tão simples quanto parece, porque você terá que ter alguns conhecimentos em algumas áreas além da sua, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Planeje, cuide de tudo e planeje. Para gerar lucros você tem de tomar precauções, visto que a concorrência no meio digital é bem maior.

  • Descubra o nicho em que quer atuar: Vou frisar o que já disse antes, “não atire para todos os lados”. Na estratégia de marketing de conteúdo você pode criar uma persona, que se refere a um perfil falso para descobrir quem são seus clientes. Um público alvo pode ter alguns problemas e ser vago. Faça no máximo 4 perfis de clientes, e tem bastantes cursos bons e gratuitos na internet.
  • * Planejamento de negócio: Perceba as diretrizes que terá de delimitar. Possibilidade de erros e acertos, funcionamento, objetivos do que você quer para o futuro, quanto terá que gastar, etc. Para isso você pode fazer um planejamento e montar um canvas.
  • Monetização: Provavelmente, ao fazer os paços anteriores você já matutou sobre. Mas algumas perguntas devem ser feitas: Como será o pagamento, por assinatura ou serviço/produto? Por onde o cliente irá pagar? Qual o preço cobrado? Será o suficiente para seu negócio se sustentar só considerando sustentabilidade e outros fatores? Qual o tempo de retorno? Quanto será retornado do que gastou?
  • Vou reforçar: estude sobre marketing digital o máximo que puder para não entrar em furadas; planeje-se; e analise todo o seu empreendimento, com todos os dados disponíveis que tiver, para saber em que caminho deve seguir.
  • Investimentos a parte: eBooks, redes sociais, cursos sobre o que você entende, blogposts, listas de e-mail são maneiras de chegar até seus clientes. Faça com que queiram comprar uma solução para seus problemas, e não seu serviço/produto em si.

Com todas estas dicas, comece agora mesmo a colocar a mão na massa e ser um empreendedor de sucesso!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *